O artigo que dá título a esse post foi publicado no site Época Negócios.

Para além das dicas  que são, de fato, muito ricas, dois pontos me chamaram muito a atenção: o fato de ter sido publicado na página de Negócios e a primeira das 23 dicas para ser mais feliz (advinha qual é? hehe).

Quanto ao fato de ter sido publicado na página de Negócios, se você está se perguntando que relação existe entre felicidade e negócios, entre felicidade e o universo da mulher advogada, vale dizer que tem tudo a ver. As pessoas com melhores resultados e mais bem remuneradas tem desenvolvida a capacidade de ter empatia, são mais otimistas e produzem mais, são também os líderes mais reconhecidos. Segundo a ciência hedônica (a ciência da felicidade), pessoas felizes vivem mais, são mais saudáveis e tem melhor funcionamento cerebral. Alguma dúvida da relação da felicidade com os negócios ou com o universo da mulher advogada?

Já quanto à primeira das 23 dicas para ser mais feliz, o artigo recomenda escrever, diariamente, três coisas pelas quais você é grato. Siiiim! A recomendação é para que você registre três motivos de gratidão a cada dia e isso me deixa muito feliz porque está totalmente afinado com o #desafio21diasdegratidao que propus a vocês aqui no blog. Manifestar gratidão é, sem dúvida, viver um estilo de vida que prioriza a construção da felicidade e pessoas felizes são mais produtivas. Eu nem preciso dizer então quais são as consequências na vida de uma pessoa grata, certo? Vejam o que diz o artigo sobre a gratidão:

  • 1. Escreva três coisas pelas quais você é grato
    Manter registrado aquilo que você se sente sortudo por ter na vida é uma ótima forma de melhorar seu humor. Em um estudo recente realizado pela Universidade Davis, na Califórnia, os pesquisadores separaram três grupos de voluntários e pediram que eles escrevessem diários focados em um único tópico. O primeiro grupo registrava os grandes eventos que haviam acontecido naquela semana, o segundo grupo deveria escrever sobre seus aborrecimentos e o último grupo escrevia sobre as coisas pelas quais eram gratos. Após dez semanas, os participantes que estavam no terceiro grupo relataram que se sentiam mais otimistas e satisfeitos com suas vidas do que os demais.

Recomendo a leitura do artigo como também colocá-lo em prática. Os resultados para quem investe na construção da felicidade podem ser percebidos em todas as áreas da vida, com ganhos significativos no campo pessoal, profissional e financeiro.

A construção da felicidade, todavia, é decisão! Assim como é decisão manifestar gratidão. Às vezes é preciso entender o que impede essa decisão ou mesmo sustentar a decisão, se algum dia você tomou. As causas podem estar relacionadas a crenças limitantes de identidade, capacidade ou merecimento.

A boa notícia é que transformar essas crenças, sustentar a construção da felicidade ou ter um estilo de vida de gratidão é totalmente possível  hoje em dia, após a descoberta da neuroplasticidade e da inteligência emocional,  elementos-base do coaching integral sistêmico. Eu falo mais sobre isso em outros textos, dos quais recomendo a leitura do “Por que coaching para advogados?”, mas você pode entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas.

Curta nossa fanpage,  estamos sempre publicando conteúdos novos com temas de interesse da mulher advogada. 🙂

 

 

 

Kelly Coimbra

Kelly Coimbra é advogada, empresária, consultora e transformational coach.

Possui 19 anos de experiência na área jurídica, tendo exercido cargos de liderança no 1o, 2o e 3o setor, com destaque para atuação como advogada e consultora jurídica de vários organismos internacionais e órgãos de relevância do Governo Federal.

Durante 5 anos teve seu próprio escritório de advocacia, no último como sócia proprietária do Coimbra e Maciel Sociedade de Advogados trabalhou nas diversas áreas do direito, notadamente em Direito Civil, Processual Civil, Administrativo e Constitucional tanto em âmbito administrativo (assessoria) quanto judicial, primeira instância e Tribunais, com atuação ativa em audiências e suporte consultivo aos clientes.

Foi servidora do Poder Judiciário de Goiás e, posteriormente trabalhou 10 anos como consultora jurídica especializada na Organização das Nações Unidas, mais especificamente na UNESCO, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também foi consultora jurídica da Organização de Estados Iberoamericanos – OEI, em projetos voltados à área de educação.

Possui 12 anos de experiência no Governo Federal, desempenhados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando atuou como assessora da procuradora-chefe na análise de processos judiciais e administrativos, com elaboração de normativos regulamentares internos, no âmbito da Administração Pública.

Na diretoria financeira do FNDE atuou como líder e gestora de uma equipe de mais de 50 pessoas, assumindo sob sua responsabilidade mais de 30 mil processos para análise de prestação de contas de convênios, possuindo experiência com gestão pública, gestão administrativa e pessoal, supervisão de equipe, multiplicadora e facilitadora de discussões. Dentro da mesma diretoria financeira esteve na liderança de uma equipe de mais de 20 advogados responsáveis pela análise e fornecimento de subsídios em ações judiciais envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Transformational Coach, Master em PNL, Hipnoterapeuta possui 4 e-books lançados: Como estabelecer metas e objetivos neurologicamente corretos – O Guia Definitivo; Descubra o segredo por trás da inteligência emociona; 7 passos para terminar o ano do jeito que você gostaria e Cansada de não atingir seus objetivos? Conheça os 10 princípios das metas poderosas e leve sua vida para outro nível.

Já realizou treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal para mais de 200 mulheres, impactando não somente advogadas, mas empresárias, servidoras públicas e profissionais liberais, tendo palestrado na OAB-DF, Secretaria Municipal de Educação de Cristalina-GO, Casa Flor, FNDE,
Paralelamente, desenvolve o projeto social de empoderamento feminino: Projeto FloreSER.

Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos, especialista em Direito Público, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil, auxilia mulheres advogadas a desenvolver alta performance e realizar objetivos, resgatando seu poder pessoal por meio do desenvolvimento da inteligência emocional.

Membro da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Mediação da OAB/DF.

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.