O artigo que dá título a esse post foi publicado no site Época Negócios.

Para além das dicas  que são, de fato, muito ricas, dois pontos me chamaram muito a atenção: o fato de ter sido publicado na página de Negócios e a primeira das 23 dicas para ser mais feliz (advinha qual é? hehe).

Quanto ao fato de ter sido publicado na página de Negócios, se você está se perguntando que relação existe entre felicidade e negócios, entre felicidade e o universo da mulher advogada, vale dizer que tem tudo a ver. As pessoas com melhores resultados e mais bem remuneradas tem desenvolvida a capacidade de ter empatia, são mais otimistas e produzem mais, são também os líderes mais reconhecidos. Segundo a ciência hedônica (a ciência da felicidade), pessoas felizes vivem mais, são mais saudáveis e tem melhor funcionamento cerebral. Alguma dúvida da relação da felicidade com os negócios ou com o universo da mulher advogada?

Já quanto à primeira das 23 dicas para ser mais feliz, o artigo recomenda escrever, diariamente, três coisas pelas quais você é grato. Siiiim! A recomendação é para que você registre três motivos de gratidão a cada dia e isso me deixa muito feliz porque está totalmente afinado com o #desafio21diasdegratidao que propus a vocês aqui no blog. Manifestar gratidão é, sem dúvida, viver um estilo de vida que prioriza a construção da felicidade e pessoas felizes são mais produtivas. Eu nem preciso dizer então quais são as consequências na vida de uma pessoa grata, certo? Vejam o que diz o artigo sobre a gratidão:

  • 1. Escreva três coisas pelas quais você é grato
    Manter registrado aquilo que você se sente sortudo por ter na vida é uma ótima forma de melhorar seu humor. Em um estudo recente realizado pela Universidade Davis, na Califórnia, os pesquisadores separaram três grupos de voluntários e pediram que eles escrevessem diários focados em um único tópico. O primeiro grupo registrava os grandes eventos que haviam acontecido naquela semana, o segundo grupo deveria escrever sobre seus aborrecimentos e o último grupo escrevia sobre as coisas pelas quais eram gratos. Após dez semanas, os participantes que estavam no terceiro grupo relataram que se sentiam mais otimistas e satisfeitos com suas vidas do que os demais.

Recomendo a leitura do artigo como também colocá-lo em prática. Os resultados para quem investe na construção da felicidade podem ser percebidos em todas as áreas da vida, com ganhos significativos no campo pessoal, profissional e financeiro.

A construção da felicidade, todavia, é decisão! Assim como é decisão manifestar gratidão. Às vezes é preciso entender o que impede essa decisão ou mesmo sustentar a decisão, se algum dia você tomou. As causas podem estar relacionadas a crenças limitantes de identidade, capacidade ou merecimento.

A boa notícia é que transformar essas crenças, sustentar a construção da felicidade ou ter um estilo de vida de gratidão é totalmente possível  hoje em dia, após a descoberta da neuroplasticidade e da inteligência emocional,  elementos-base do coaching integral sistêmico. Eu falo mais sobre isso em outros textos, dos quais recomendo a leitura do “Por que coaching para advogados?”, mas você pode entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas.

Curta nossa fanpage,  estamos sempre publicando conteúdos novos com temas de interesse da mulher advogada. 🙂

 

 

 

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.