Dias atrás eu ouvi a seguinte frase: “a moda agora é falar ‘gratidão’ para tudo! O sujeito acha que só de trocar a palavra obrigado pela palavra gratidão é suficiente para ser uma boa pessoa”.

Eu me peguei pensando que essa crítica (sim, era uma crítica!) não está 100% certa, tampouco 100% errada.

Uma rápida busca na internet sobre a origem das palavras obrigado e gratidão resulta em  dicionários on line e até mesmo artigos falando sobre a diferença entre as duas. Resumidamente, a palavra “obrigado” tem sua raiz no latim obligare, “ligar por todos os lados, ligar moralmente” e está relacionada ao reconhecimento de uma dívida, de uma obrigação.  Já a palavra “gratidão” também tem sua raiz no latim gratia, “graça ou gratus” e está relacionada ao reconhecimento por tudo recebido, porém, não como obrigação, envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa, está relacionada ao coração.

Sabendo disso, fica fácil entender porque a crítica acima não está totalmente certa ou errada. Não está certa, porque obrigado e gratidão não são sinônimos, pelo contrário, a gratidão traduz-se em emoçao, em sentimento profundo de agradecimento é o “dar graças” por tudo. Tampouco está errada porque somente falar a palavra gratidão sem realmente viver e sentir o que isso significa não produzirá efeito algum, ser grato é decisão, nós precisamos escolher olhar a vida, as pessoas, as situações e a nós mesmos com olhar de gratidão.

Sendo assim, seguem meus 3 motivos de gratidão de hoje, porque eu não sou obrigada, sou mesmo é grata (hehehe):

  1. Eu sou grata pela minha capacidade de aprender, algo que pretendo exercitar até o fim dos meus dias (que, de acordo com minha combinação com Papai do céu, vai durar até os 120 anos),
  2. Eu sou grata por ter produzido muito e aprendido muito hoje,
  3. Eu sou grata pelas parceiras firmadas e por tudo de especial que posso antever com elas. 🙂

E você, é obrigado ou grato? Como você tem levado sua vida? Quais são o motivos de gratidão hoje?

 

#vamosjuntos #desafio21diasdegratidao #dia17

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.