Anos de pesquisas nos campos de psicologia positiva e da neurociência comprovam que a felicidade vem antes do sucesso, ela não é resultado do sucesso. É mais que isso até, uma vida de plenitude e saúde passa, necessariamente, por encontrarmos o nosso caminho da felicidade.

Estudos foram feitos para identificar o que acontece no corpo quando estamos felizes e como produzir esse sentimento.  As  pesquisas demonstram que emoções positivas afetam nosso cérebro e alteram nosso comportamento, uma vantagem química concreta: elas inudam nosso cérebro com dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina, substâncias químicas naturais  que não só nos fazem nos sentir melhor como ativam e potencializam os centros de aprendizado do cérebro, possibilitam pensar com mais rapidez, ter boa memória e criatividade.

A pesquisadora Lorett Breuning, autora do Livro Habits of a happy brain, explica que “quando o seu cérebro emite uma dessas químicas, você se sente bem”.  Porém, “cada substância da felicidade tem um trabalho especial para fazer e se apaga assim que o trabalho é feito”.

Já no livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, Shawn Achor traz inúmeras pesquisas demonstrando, entre outras coisas  igualmente importante, que:  i) pessoas que expressam mais emoções emoções positivas ao negociar acordos foram mais eficientes e bem-sucedidas do que pessoas com uma postura neutra ou negativa e,  ii)  quando nosso cérebro está constantemente procurando e se concentrando no positivo nós nos tornamos mais energizadas, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas à depressão, ansiedade ou solidão.

A boa notícia, no entanto, é que a sua postura fisiológica e determinados comportamentos podem ativar os níveis de descarga neuroquímica das substâncias mencionadas acima, produzindo os efeitos positivos da felicidade sem drogas ou substâncias nocivas.

Mas, como essas substâncias neuroquímicas naturais agem no nosso corpo?  De forma bem simplificada:

1.Endorfina

São consideradas a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural. Pode ser ativadas ao dançar, cantar, trabalhar em equipe, todas atividades que melhoram a tolerância à dor e a união social, por aumentar a produção de endorfinas.

2. Serotonina

É um hormônio que é ativado quando você se sente importante, daí porque o sentimento de solidão e até mesmo a depressão são respostas químicas à ausência de serotonina. Tomar sol, receber massagens, praticar atividades físicas ou relembrar momentos felizes são estratégisas simples para elevar a produção de serotonina.

3. Dopamina

Tem a ver com a motivação e a relação custo-benefício, trata-se de uma substância química que é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida. É possível elevar a produção de dopamina ao se definir metas de curto prazo e sempre celebrar quando realizar tais metas.

4. Ocitocina

A ocitocina é conhecida como o hormônio dos vínculos emocionais, o hormônio do amor, do abraço.  Trata-se de um hormônio essencial para a sobrevivência dos seres humanos pela sua importância na construção da confiança necessária no desenvolvimento dos relacionamentos emocionais. E o ser humano é um ser de relacionamentos emocionais, de ligações sociais.

Abraçar é uma maneira simples de ativar a produção de ocitocina, trabalhar na concretização dos vínculos emocionais também.

Você pode saber um pouco mais nesse artigo publicado pela Folha ou lendo um dos livros mencionados acima. O que posso dizer, com segurança, é que investir nesse conhecimento e no desenvolvimento dessas habilidades pode transformar totalmente sua vida pessoal e profissional.

 

 

 

Kelly Coimbra

Kelly Coimbra é advogada, empresária, consultora e transformational coach.

Possui 19 anos de experiência na área jurídica, tendo exercido cargos de liderança no 1o, 2o e 3o setor, com destaque para atuação como advogada e consultora jurídica de vários organismos internacionais e órgãos de relevância do Governo Federal.

Durante 5 anos teve seu próprio escritório de advocacia, no último como sócia proprietária do Coimbra e Maciel Sociedade de Advogados trabalhou nas diversas áreas do direito, notadamente em Direito Civil, Processual Civil, Administrativo e Constitucional tanto em âmbito administrativo (assessoria) quanto judicial, primeira instância e Tribunais, com atuação ativa em audiências e suporte consultivo aos clientes.

Foi servidora do Poder Judiciário de Goiás e, posteriormente trabalhou 10 anos como consultora jurídica especializada na Organização das Nações Unidas, mais especificamente na UNESCO, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também foi consultora jurídica da Organização de Estados Iberoamericanos – OEI, em projetos voltados à área de educação.

Possui 12 anos de experiência no Governo Federal, desempenhados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando atuou como assessora da procuradora-chefe na análise de processos judiciais e administrativos, com elaboração de normativos regulamentares internos, no âmbito da Administração Pública.

Na diretoria financeira do FNDE atuou como líder e gestora de uma equipe de mais de 50 pessoas, assumindo sob sua responsabilidade mais de 30 mil processos para análise de prestação de contas de convênios, possuindo experiência com gestão pública, gestão administrativa e pessoal, supervisão de equipe, multiplicadora e facilitadora de discussões. Dentro da mesma diretoria financeira esteve na liderança de uma equipe de mais de 20 advogados responsáveis pela análise e fornecimento de subsídios em ações judiciais envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Transformational Coach, Master em PNL, Hipnoterapeuta possui 4 e-books lançados: Como estabelecer metas e objetivos neurologicamente corretos – O Guia Definitivo; Descubra o segredo por trás da inteligência emociona; 7 passos para terminar o ano do jeito que você gostaria e Cansada de não atingir seus objetivos? Conheça os 10 princípios das metas poderosas e leve sua vida para outro nível.

Já realizou treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal para mais de 200 mulheres, impactando não somente advogadas, mas empresárias, servidoras públicas e profissionais liberais, tendo palestrado na OAB-DF, Secretaria Municipal de Educação de Cristalina-GO, Casa Flor, FNDE,
Paralelamente, desenvolve o projeto social de empoderamento feminino: Projeto FloreSER.

Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos, especialista em Direito Público, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil, auxilia mulheres advogadas a desenvolver alta performance e realizar objetivos, resgatando seu poder pessoal por meio do desenvolvimento da inteligência emocional.

Membro da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Mediação da OAB/DF.

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.