Você ainda não acredita no poder da comunicação não verbal para o exercício da advocacia?

Então,  faça um favor a si mesma e leia com atenção esse excelente artigo  publicado pela CONJUR.

Não é novidade para ninguém que a nossa linguagem corporal muitas vezes diz mais sobre nós do que nossas palavras. Há inclusive estudos demonstrando que a comunicação verbal representa apenas 7%  de toda a nossa comunicação.

A ex-promotora federal em Washington, D.C., Allison Leotta, escritora de cinco livros de sucesso, escreveu para o Jornal da ABA(American Bar Association) que a linguagem corporal (incluindo expressões faciais, atitudes, comportamento) dos advogados e promotores que atuam no Tribunal do Júri é tão crucial quanto a eloquência verbal.

Mas, não só no Tribunal do Júri! O gerenciamento da nossa comunicação não verbal influencia diretamente nas relações com clientes, colegas advogados, promotores e magistrados. Influencia, sobretudo, a percepção que os outros tem de nós mesmos, sejam elas boas ou ruins.

Esse gerenciamento é ainda mais importante no caso das mulheres advogadas que tem, naturalmente, uma expressividade maior das emoções, quer sejam positivas ou negativas.

Manter  uma expressão facial apropriada ao contexto, cuidar para que o sorriso adequado transmita confiança, demonstrar amabilidade para com as pessoas (independentemente de que seja o oponente), encontrar o tom de voz adequado e manter uma postura corporal que lhe favoreça, estão dentre as coisas que podem (e devem!) ser trabalhadas na comunicação não verbal, na linguagem corporal da mulher advogada.

Como melhorar a Linguagem Corporal?

Esse, inclusive, é um dos fundamentos do coaching integral sistêmico, que trabalha de forma estrutura conteúdos e ferramentas de disciplinas como a inteligência emocional, neurociência, programação neurolinguística, física quântica, etc, com o objetivo de fazer com o que a coachee (cliente) resgate recursos internos esquecidos e desenvolva habilidades necessárias ao melhor gerenciamento da sua comunicação.

Se você sente que a sua comunicação não está lhe favorecendo e gostaria de saber como fazer as mudanças necessárias, entre em contato.

Acompanhe nosso blog, estamos sempre publicando conteúdo de interesse da mulher advogada com dicas que vão refletir na vida pessoal e melhorar sua atuação profissional.

 

Kelly Coimbra

Kelly Coimbra é advogada, empresária, consultora e transformational coach.

Possui 19 anos de experiência na área jurídica, tendo exercido cargos de liderança no 1o, 2o e 3o setor, com destaque para atuação como advogada e consultora jurídica de vários organismos internacionais e órgãos de relevância do Governo Federal.

Durante 5 anos teve seu próprio escritório de advocacia, no último como sócia proprietária do Coimbra e Maciel Sociedade de Advogados trabalhou nas diversas áreas do direito, notadamente em Direito Civil, Processual Civil, Administrativo e Constitucional tanto em âmbito administrativo (assessoria) quanto judicial, primeira instância e Tribunais, com atuação ativa em audiências e suporte consultivo aos clientes.

Foi servidora do Poder Judiciário de Goiás e, posteriormente trabalhou 10 anos como consultora jurídica especializada na Organização das Nações Unidas, mais especificamente na UNESCO, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também foi consultora jurídica da Organização de Estados Iberoamericanos – OEI, em projetos voltados à área de educação.

Possui 12 anos de experiência no Governo Federal, desempenhados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando atuou como assessora da procuradora-chefe na análise de processos judiciais e administrativos, com elaboração de normativos regulamentares internos, no âmbito da Administração Pública.

Na diretoria financeira do FNDE atuou como líder e gestora de uma equipe de mais de 50 pessoas, assumindo sob sua responsabilidade mais de 30 mil processos para análise de prestação de contas de convênios, possuindo experiência com gestão pública, gestão administrativa e pessoal, supervisão de equipe, multiplicadora e facilitadora de discussões. Dentro da mesma diretoria financeira esteve na liderança de uma equipe de mais de 20 advogados responsáveis pela análise e fornecimento de subsídios em ações judiciais envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Transformational Coach, Master em PNL, Hipnoterapeuta possui 4 e-books lançados: Como estabelecer metas e objetivos neurologicamente corretos – O Guia Definitivo; Descubra o segredo por trás da inteligência emociona; 7 passos para terminar o ano do jeito que você gostaria e Cansada de não atingir seus objetivos? Conheça os 10 princípios das metas poderosas e leve sua vida para outro nível.

Já realizou treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal para mais de 200 mulheres, impactando não somente advogadas, mas empresárias, servidoras públicas e profissionais liberais, tendo palestrado na OAB-DF, Secretaria Municipal de Educação de Cristalina-GO, Casa Flor, FNDE,
Paralelamente, desenvolve o projeto social de empoderamento feminino: Projeto FloreSER.

Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos, especialista em Direito Público, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil, auxilia mulheres advogadas a desenvolver alta performance e realizar objetivos, resgatando seu poder pessoal por meio do desenvolvimento da inteligência emocional.

Membro da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Mediação da OAB/DF.

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.