Você sabia que já há vários estudos científicos falando sobre como a gratidão pode gerar resultados efetivos na sua vida?

No livro “The Psychology of Gratitude”,  Robert A. Emmons e Michael E. McCulloug dizem que  “A gratidão é um fenômeno profundo e complexo que desempenha papel fundamental na felicidade e performance humana”[1]. Afirmam ainda que ela influencia todas as áreas da nossa vida e que pessoas gratas são comprovadamente mais produtivas e abundantes em todas as áreas da vida.

Nesse texto eu vou te dar três dicas valiosas para desenvolver a gratidão como estilo de vida e viver isso na prática.  Vem comigo!

Bem, é comum hoje em dia ler ou ver pessoas falando sobre a gratidão, pessoas substituindo a palavra “obrigado” pela palavra “gratidão”  (dá um texto sobre isso!), mas, quando a gente para pensar, nem sempre é  claro entender o que é, de fato, ser grato.

Embora hoje a gratidão seja objeto de estudo científico, este  não é, nem de longe, tema exclusivo da ciência, trata-se de um pilar de praticamente todas as religiões e filosofias, pelaa relação sólida que se estabelece entre a felicidade, as conexões pessoais, o bem-estar, a capacidade de realização e a saúde, na vida das pessoas que são gratas. Quem é que não conhece a expressão: “ao invés de pedir a Deus, agradeça!”?

No meu caso, há tempos busco vivenciar a gratidão como estilo de vida, mas duas pessoas foram significativas para o meu verdadeiro entendimento do que de fato significa ser grato: o mestre espiritual Sri Prem Baba e o Master Coach e Phd  Paulo Vieira.  Desde já deixo aqui registrada minha imensa gratidão a esses dois “serumaninhos”  fantásticos pelo encontro maravilho que a vida me proporcionou e todo o aprendizado que pude vivenciar a partir disso.

Pois bem,  Sri Prem Baba  explica que muitas situações que geram destruição na nossas vidas (e na vida de quem está ao nosso redor) acontecem porque não somos capazes de sentir gratidão. Afirma ainda que a ingratidão é produto da falta de compreensão da vida e isso alimenta a vítima que nos habita.  Essa vítima da vida vê defeito em absolutamente tudo, inclusive nas coisas boas, o que produz a reclamação, a lamúria e o sofrimento transformando-se num vício muitas vezes mais poderoso do que os vícios em substâncias químicas!

 

Os três perfis relacionados à gratidão

O Coach Paulo Vieira, no curso “O Poder do Foco”, propõe uma interessante reflexão sobre os 3 perfis pessoais  relacionados à gratidão. São eles:

  • Pessoas gratas: são aquelas que agradecem em atos, palavras e ações por todas as situações da vida, inclusive pelas coisas ruins, pois são capazes de tirar dessas situações aprendizados e experiência positivas.
  • Pessoas não gratas:  são aquelas que não manifestam nada, simplesmente entendem que era que assim que deveria acontecer, que o outro não fez mais que a obrigação. Situação clara quando pensamentos no exemplo da mãe que prepara o jantar para o quando o filho chega da faculdade e esse, ao chegar, come calado, sem manifestar em atos, palavras e ações, o menor sinal de agradecimento pelo cuidado que sua mãe teve com ele.
  • Pessoas ingratas:  são aquelas que não conseguem reconhecer nada de bom nas suas vidas, nada do que viveu, do que tem recebido, do que as pessoas fazem por elas. Geralmente são as vítimas da vida, como já disse o Prem Baba.

 

Você conhece alguém que se identifique em algumas dessas posições? Como é estar ao lado de pessoas não gratas ou ingratas? É fácil reconhecer, não é verdade?

Nota-se então que a gratidão não é meramente um sentimento, uma emoção. Gratidão é atitude! Ela parte do seu livre arbítrio, de uma decisão consciente de manifestar-se grato por todas as situações da vida.  E não é difícil perceber que a prática da gratidão apresenta resultados mensuráveis como mais humor e energia,  otimismo, sono melhor, melhores relacionamentos com as pessoas e, até mesmo, prosperidade financeira.

E aí você diz: “certo, Kelly, eu me reconheço em algum desses perfis e olhando pra minha vida eu vejo que muito do que tenho vivido e que eu não quero, é resultado disso”. Então vem a pergunta: “como eu vou manifestar gratidão?”

 

Dicas de como praticar Gratidão

Como eu disse, agora vou lhe mostrar as três dicas de como você pode colocar isso na prática e  viver a gratidão como um estilo de vida. Se preferir, pegue papel e caneta para anotar.

1ª dica:  Decida  ser grato! Nesse momento você precisa confiar em mim! Tendo estudado e vivenciado esse caminho, eu posso lhe assegurar que o primeiro grande passo para ser uma pessoa grata é tomar a decisão de viver a gratidão. Sim, gratidão é atitude, é decisão! Muitas pessoas acham que para ser gratos é preciso esperar alguma coisa boa acontecer ou aquele objetivo ser realizado, quando é justamente o contrário: só seremos capazes de realizar qualquer outra coisa para viver com gratidão no dia em que tomarmos a decisão de ser gratos. É isso que nos fará resilientes, é isso que nos permitirá vivenciar a próxima dica.

2ª dica:  Olhe os acontecimentos da sua vida de forma positiva! Nesse sentido vale trazer o princípio 90×10 de Stephen Covey: somente 10% do que acontece em nossas vidas é o que realmente se passa conosco e sobre os quais não temos controle, os outros 90% são o resultado da nossa reação ao que aconteceu. Explico: Nós não podemos evitar que o semáforo fique vermelho, que outra pessoa derrame café na minha casa branca ou que o vôo se atrase. Mas, somente eu posso determinar o que farei depois disso. Se o café derramado na minha blusa for suficiente para eu chegar mal humorado no escritório, tratando mal aos meus colegas de trabalho, agindo irritado com qualquer um que se aproxime de mim, isso se seguirá por todo o dia, até que eu volte para casa estressado e seja, mais uma vez, grosseiro com minha família.  

O desafio, nesse caso, é manter o controle diante da situação e desenvolver o olhar para identificar o que aquela situação tem de bom, por mais que o impulso inicial seja ver tudo como ruim. Muitas pessoas vivem estressadas desnecessariamente, passando por sofrimento, ansiedade, irritabilidade e dores de cabeça por não serem capazes de encarar as situações de um jeito diferente.  Aplicar o  princípio 10×90 exige prática e persistência, mas você se surpreenderá com os resultados! 🙂

3ª dica: Faça uma lista com pelos menos 50 motivos que você tem hoje na vida para ser grato! Puxa, essa parece difícil! Sim, parece! É o próprio exercício que transforma aquilo que era dificuldade num hábito. Escrever é uma boa maneira de trazer a atenção do cérebro ao momento presente e ao que de fato é importante nesse contexto. Escrever vai trazer o seu foco para o que você pode ser grato na sua vida hoje!

 

Desafio lançado!

Já sabendo que a gratidão é um estilo de vida que influencia, inclusive, na nossa capacidade de gerar prosperidade e abundância, eu quero propor a você vir comigo nesse Desafio de 21 dias da Gratidão, durante o qual, ao longo do período, iremos elaborar uma lista das “três coisas boas” que aconteceram durante o dia.

Bastam cinco minutos por dia para treinar o cérebro a perceber e focar melhor, buscando elementos positivos potenciais,  para produzirmos um novo estilo de vida com resultados maravilhosos no campo pessoal e profissional. É o que nos ensina Shawn Achor em “O jeito Harvard de ser feliz”[2].

A partir de hoje – 12.12.2016 –  e durante todo o desafio,eu farei uma publicação diariamente às 21h para te lembrar que estamos juntos nesse #desafio21diasdegratidao e, juntos começaremos 2017 com o  pé direito, um novo cérebro  e um novo estilo de vida! Seja persistente, somente a prática pode tornar o processo mais fácil e natural.

Então, como não poderia deixar de ser, minha imensão gratidão a você que acompanhou esse texto até aqui e topou o desafio. Nós podemos fazer a diferença não apenas na sua vida, mas no mundo! 🙂

Se você gostou do que leu, compartilhe! Esse conteúdo pode servir a outras pessoas que estejam precisando disso nas suas vidas.

Se quer saber mais sobre como mudar o seu comportamento e atitudes para ser uma pessoa mais grata, entre em contato comigo, será uma satisfação ajudar!

Até!

[1]  Fonte: Curso. O Poder do Foco. Paulo Vieira.

[2] Achor. Shawn. O jeito Harvard de ser feliz: o curso mais concorrido de uma das melhores universidades do mundo. São Paulo: Saraiva, 2012

*Outras fontes:
http://www.revistavidabrasil.com.br/publicacao.asp?id=1766&quadro=28
http://www.sriprembaba.org/
*Imagem obtida na internet
Comments are closed.