A vida dos advogados não é mesmo fácil. Ponto. Os desafios começam com a  captação de clientes, o excesso de audiências ou de peças a serem produzidas em prazo curto, os desgastantes debates jurídicos e a própria vida acadêmica, interminável para boa parte dos advogados.

Isso tudo sem falar em todas as outras áreas da vida. Sim, o advogado tem vida fora do fórum (e do terno!). E, no caso da mulher advogada, não podemos esquecer a jornada dupla (ou até tripla) que ela trava fora do escritório.

O exercício da advocacia está dentre as profissões mais estressantes do mundo[1], tendo sido objeto de estudo em várias universidades ao redor do mundo, tamanho o impacto que as situações rotineiras de pressão e exigência de alto rendimento pode trazer ao profissional justificando ainda mais o uso da ferramenta coaching para advogados

 

Porque a vida do advogado é tão estressante?

O excesso de atividades a serem desenvolvidas no escritório, aliado à quantidade de informações que devem ser absorvidas diariamente pelo profissional estão dentre os principais motivadores de estresse e insatisfação na advocacia.

Isso porque, quase sempre, o mesmo profissional que se responsabiliza pela produção das peças processuais, também se dedica à captação dos clientes, à interação com outros advogados, à gestão financeira e administrativa do escritório, aos estudos exigidos para atualização e aperfeiçoamento da praxe advocatícia, à gestão dos prazos judiciais e administrativos, à crítica de colegas e à pressão dos clientes por resultados satisfatórios. Ufa!

Obviamente que esse é o cotidiano do advogado, de modo que não existe a possibilidade de não viver isso, já que são atividades intrínsecas ao exercício da advocacia.

A grande questão é que muitos profissionais não conseguem produzir como gostariam (ou poderiam), pelo simples fato de não conseguirem traçar uma rotina de excelência na qual estejam contempladas as principais atividades do dia, de distinguirem o que é urgente do que é importante, pela dificuldade de terem uma visão clara de onde gostaria de chegar, por não conhecer sobre administração de pessoas,  pela incapacidade de gerenciar o estresse, a pressão, os seus próprios sentimentos e das pessoas com as quais se relaciona, etc.

Boa parte dessa dificuldade do advogado em lidar com as situações rotineiras ao exercício da advocacia,  vem da deficiência do ensino acadêmico que, prestigiando tão-somente as disciplinas relacionadas ao Direito, deixa de orientar ao futuro advogado quanto à necessidade de desenvolver habilidades  de empreendedor – já não resta dúvida de que o escritório de advocacia é sim um empreendimento – deixa de orientar quanto à necessidade de promover a gestão eficaz do tempo, como forma de otimizar sua produtividade;  de gerenciar a parte financeira do escritório e, principalmente, deixar de orientar quanto à necessidade de desenvolver competências emocionais, as quais são indispensáveis a um advogado de sucesso, já que a profissão exige, a todo momento, a interação com pessoas nas mais diversas situações e contextos.

 

Coaching para advogadas

Coaching para advogados?

 

O coaching integral sistêmico é uma poderosa ferramenta que se utiliza de conhecimentos das áreas da neurociência, inteligência emocional, programação neuro-linguística, psicologia positiva, entre outras, para auxiliar pessoas a ter clareza sobre os resultados atuais, o que gostaria de mudar e, com planejamento estratégico e técnicas específicas, auxiliar o coachee (cliente) a alcançar determinado objetivo/sonho.

Para as advogadas, o coaching produzirá a capacidade de definir prioridades, trabalhar de forma organizada e previamente planejada, com ações voltadas para o alcance dos resultados que o cliente já definiu como esperados, fortalecendo para isso, o resgate dos recursos internos, o olhar positivo em relação aos pontos que devem ser transformados e o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação pessoal e social.

Tudo isso desenvolvendo e sustentando as demais áreas da vida, já que devidamente comprovado que não é possível ter uma vida plena e feliz, mesmo tendo alcançado sucesso financeiro ou profissional, se o casamento está ruim, a saúde vai de mal a pior, se não existe conexão verdadeira com os filhos e os amigos, se a família foi deixada de lado.

Na minha experiência, eu tenho visto pessoas,  advogados ou não, com resultados fantásticos a partir do coaching integral sistêmico, que vem se firmando dia  a dia como um importante instrumento de transformação pessoal e profissional, pois se trata de uma ferramenta completa para o desenvolvimento de liderança, estabilidade emocional, autoconfiança, automotivação, melhoria da comunicação interna e interpessoal, aumento da produtividade, todos atributos essenciais ao exercício da advocacia.

Se você faz parte do grupo de pessoas que busca desenvolver todo o seu potencial, que busca melhores resultados profissionais e pessoais, que acredita que a vida pode ser mais, então você está no lugar certo!

Sabe aquele salário que você acha que merece? Aquele cargo tão sonhado? O reconhecimento pelo trabalho que você desenvolve, o elogio esperado? Eu posso te ajudar a conseguir!  Participe do nosso programa de coaching para advogadas onde lidamos com os problemas mais comuns da profissão e ajudamos a superá-los. Você pode saber mais, clicando no link.

Curta minha fanpage e acompanhe as minhas publicações. Toda semana tem um conteúdo novo e preparado especialmente para você, mulher advogada!

 

[1] Shawn Achor, no livro “O Jeito Harvard de ser feliz” apresenta estudos demonstrando que os advogados tem 3,6 vezes mais chances de sofrer de transtorno depressivo  em comparação a outros profissionais e a causa disso está no ensino universitário, que instrui os estudantes a procurar defeitos na argumentação e os ensina a serem críticos e não tolerantes. Assim, embora sejam habilidades fundamentais para o advogado, quando essa forma forma de pensar ultrapassa a porta do escritório, alcançando a vida pessoal desses profissionais, as consequências são desastrosas: estresse, depressão e ansiedade estão dentre elas.
Kelly Coimbra

Kelly Coimbra é advogada, empresária, consultora e transformational coach.

Possui 19 anos de experiência na área jurídica, tendo exercido cargos de liderança no 1o, 2o e 3o setor, com destaque para atuação como advogada e consultora jurídica de vários organismos internacionais e órgãos de relevância do Governo Federal.

Durante 5 anos teve seu próprio escritório de advocacia, no último como sócia proprietária do Coimbra e Maciel Sociedade de Advogados trabalhou nas diversas áreas do direito, notadamente em Direito Civil, Processual Civil, Administrativo e Constitucional tanto em âmbito administrativo (assessoria) quanto judicial, primeira instância e Tribunais, com atuação ativa em audiências e suporte consultivo aos clientes.

Foi servidora do Poder Judiciário de Goiás e, posteriormente trabalhou 10 anos como consultora jurídica especializada na Organização das Nações Unidas, mais especificamente na UNESCO, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também foi consultora jurídica da Organização de Estados Iberoamericanos – OEI, em projetos voltados à área de educação.

Possui 12 anos de experiência no Governo Federal, desempenhados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quando atuou como assessora da procuradora-chefe na análise de processos judiciais e administrativos, com elaboração de normativos regulamentares internos, no âmbito da Administração Pública.

Na diretoria financeira do FNDE atuou como líder e gestora de uma equipe de mais de 50 pessoas, assumindo sob sua responsabilidade mais de 30 mil processos para análise de prestação de contas de convênios, possuindo experiência com gestão pública, gestão administrativa e pessoal, supervisão de equipe, multiplicadora e facilitadora de discussões. Dentro da mesma diretoria financeira esteve na liderança de uma equipe de mais de 20 advogados responsáveis pela análise e fornecimento de subsídios em ações judiciais envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Transformational Coach, Master em PNL, Hipnoterapeuta possui 4 e-books lançados: Como estabelecer metas e objetivos neurologicamente corretos – O Guia Definitivo; Descubra o segredo por trás da inteligência emociona; 7 passos para terminar o ano do jeito que você gostaria e Cansada de não atingir seus objetivos? Conheça os 10 princípios das metas poderosas e leve sua vida para outro nível.

Já realizou treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal para mais de 200 mulheres, impactando não somente advogadas, mas empresárias, servidoras públicas e profissionais liberais, tendo palestrado na OAB-DF, Secretaria Municipal de Educação de Cristalina-GO, Casa Flor, FNDE,
Paralelamente, desenvolve o projeto social de empoderamento feminino: Projeto FloreSER.

Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos, especialista em Direito Público, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil, auxilia mulheres advogadas a desenvolver alta performance e realizar objetivos, resgatando seu poder pessoal por meio do desenvolvimento da inteligência emocional.

Membro da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Mediação da OAB/DF.

Deixe seu comentário.

Comentar

Comments are closed.